Cada novo livro de Fernanda Oliveira é um presente para os leitores. Como ela mesma brinca: “Não estou vendo o futuro / Mas tento não estragar o presente / Abro com cuidado.” É esse tipo de presente – uma surpresa, uma descoberta, um instante no tempo – que se abre a cada página, em cada leitura dessa obra marcada pela singeleza, pela capacidade de dizer muito em poucas palavras e pelo talento de uma artista com um olhar extremamente sensível sobre o mundo, as coisas, os animais, a natureza e as emoções.
Em 2016 publicamos sua primeira coletânea de poemas, Comigo, reunindo textos de seus doze primeiros livros. Este Buquê vai um pouco além, celebrando os 20 livros da autora publicados entre 2009 e 2022 e acrescentando também no mesmo volume todas as pinturas que ilustram as capas dos livros de Fernanda desde 2012, e que dialogam com seus textos com a mesma simplicidade que nos cativa à primeira vista e que é a marca principal da poeta.
Esperamos que este florilégio seja uma boa amostra das cores, perfumes e sensações que vivem presentes no olhar atento e arguto da poeta, e que ela siga nos revelando e compartilhando conosco as emoções mais singelas ou profundas em seus textos e imagens, trazendo novos presentes, novos encontros e novos futuros em cada quadro, em cada livro.


Mulheres de moto pelo mundo Aqui estão reunidas 45 crônicas escritas a partir das experiências vividas por um grupo de 17 mulheres que viajam juntas de motocicleta há mais de uma década, com seus maridos, namorados ou companheiros, como garupas ou pilotas. Essas histórias atravessam milhares de quilômetros, dezenas de países em diferentes continentes, e tratam de amizade, companheirismo, tolerância, superação, medo, angústia, esperança, vaidade… – enfim, sentimentos que falam a todas as mulheres e em especial àquelas que têm coragem de experimentar o novo, sair da zona de conforto, ver o mundo passando veloz enquanto exploram as mais diversas estradas e paisagens. O resultado é um livro absolutamente original, cheio de humor e perspicácia, em que o olhar feminino vai muito além da beleza dos cenários para revelar ao leitor, sob os mais variados pontos de vista, um mundo cheio de novidades e emoções.
Mulheres velejando pelo mundo
Imperfeito
Recortes
Mozart em ritmo de samba
Os pés e a nuvem 

